Como viver até os 120 com aparência de 20

O desejo do ser humano é de viver bastante. Algo que podemos traduzir como: chegar até 120 anos com a aparência de 20. Essa é uma expressão interessante muito utilizada no oriente médio para desejar uma vida longa a uma pessoa.

Fonte da Eterna Juventude

É um desejo desejo de todo ser humano viver bastante. Podemos verificar isso pelos inúmeros cosméticos que a indústria nos disponibiliza, as cirurgias plásticas que mutos fazem, a pesquisa de cientistas para acabar com doenças que encurtam a vida com medicamentos e tratamento. Também estão nessa categoria a busca por uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Tudo isso permite com que as pessoas possam buscar uma vida melhor e com mais saúde, mesmo com uma idade mais avançada.

Fatores que influenciam a qualidade de vida

Apesar de ser difícil de explicar, pois tem um significa muito fluido, qualidade de vida pode ser relacionada com o sentir-se bem. Para a OMS, a definição de qualidade de vida é “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Essa definição contempla a influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e das suas relações com características inerentes ao respectivo meio na avaliação subjetiva da qualidade de vida individual. Neste sentido, poderemos afirmar que a qualidade de vida é definida como a “satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida quotidiana”.

qualidade de vida é a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações

Apesar dos outros fatores serem importantes, iremos nos focar neste post o aspecto relacionado à saúde.

Com relação à saúde, os fatores demográficos como idade e sexo tem uma grande influência. Depois podemos citar fatores relacionado aos hábitos como o percentual de gordura corporal e o tabagismo (se a pessoa fuma). Não dá para deixar de fora as doenças, das quais podemos citar a Diabetes, Doenças Pulmonares, Doenças Cardiovasculares e o Câncer.

Para saber mais sobre os fatores que influenciam a qualidade de vida, veja nosso outro post. (em breve)

Doenças que Encurtam a Vida

Algumas doenças são inimigas de uma vida longa. São elas:

  • Hipertensão Arterial
  • Diabetes Mellitus
  • Câncer
  • Doenças degenerativas neurológicas
  • Doenças ósteo articulares
  • Doenças Circulatórias

Além disso influenciam fatores socioeconômicos e demográficos.

Para saber mais sobre elas, veja nosso outro post. (em breve)

A Hipertensão Arterial, dentre estes fatores, é um dos mais relevantes. Portanto, vamos explicar melhor sobre essa doença.

O que é Hipertensão Arterial?

O coração na verdade é uma potente bomba que leva o sangue a todas as partes do nosso corpo. Mas o caminho que nosso sangue percorre é feito em nossas artérias. Podemos dizer que elas funcionam como um cano de água. Então, se esse cano aumenta seu diâmetro, aumenta o volume de líquido que ele pode carregar. Com mais volume fluindo, menor a pressão. Se os canos forem estreitos, a pressão aumenta. Ou seja, se nossos vasos sanguíneos estiverem contraídos, nossa pressão aumenta.

Para caracterizar a hipertensão usamos os seguintes números:

  • Elevação sustentada da Pressão arterial > ou = 140/90 mm Hg
  • Pré Hipertenso – 121 a 139/ 81 a 89 mm Hg

O pré Hipertenso, está mais sujeito a problemas cardiovasculares do que os indivíduos que apresentam pressão 120/80mmHg. Portanto, meça a sua pressão regularmente com um profissional qualificado.

esfigmomanômetro aparelho de pressão Boas Novas
O esfigmomanômetro é o instrumento utilizado para medir a pressão arterial. Meça a sua pressão regularmente!

Por que a pressão sobe?

Nós vimos mais acima, alguns fatores que fazem com que nossos vasos sanguíneos fiquem mais apertados. Mas o que leva a isso?

Isso ocorre devido a:

  • Idade
  • Sexo e etnia
  • Excesso de peso e obesidade
  • Ingestão de sal
  • Ingestão de álcool
  • Sedentarismo
  • Fatores sócio econômicos
  • Genética

Leia nosso outro post sobre como prevenir a pressão alta.

O que fazer para viver mais e melhor?

Um dos pilares para ter uma vida longa é conhecer sobre a doença. Artigos como esse são um primeiro passo em direção à prevenção. O estilo de vida e o controle adequado da doença também nos ajudam a viver melhor.

O avanço da medicina nos proveu medicamentos que melhoram a qualidade de vida de quem tem hipertensão. Mas lembrem-se, esses medicamentos devem ter supervisão profissional.

No mais, gostar da vida e ter amor no coração também nos ajudam a ter uma vida melhor e mais longa. Portanto Amem!
Para saber mais sobre os fatores que influenciam a qualidade de vida, veja nosso outro post.  (em breve)

Pois bem, essa é a primeira parte desse artigo. Nas próximas semanas falaremos de outros fatores que podem nos levar a viver muito e com qualidade de vida.
Não deixe de assistir o vídeo com o Dr. Francisco Eller no nosso canal do YouTube. E não se esqueça de curtir, compartilhar e se isncrever.

Saúde!